Faça o que fizer, você sempre estará inspirando alguém

por Virgínia Soares
Você inspira alguém?


"Minha vida gira em torno da solda. Eu respiro solda".

A frase é de Rafael Wenderson, vencedor na categoria solda de todas as fases da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional do Brasil organizado pelo SENAI. Iniciando na competição em 2012, além de vencer com o primeiro lugar a disputa em seu estado, RN, Rafael também saiu com a medalha de ouro na etapa nacional, realizada em SP neste mesmo ano. Foi premiado também com a melhor nota de toda a delegação participante na edição e, no ano seguinte, partiu para as competições internacionais (World Skills), na Alemanha (2013) e Colômbia (2014) onde também foi premiado representando o Brasil com sua dedicação e competência para a solda.

Hoje em dia, quem está nas disputas é Marcos Paulo, irmão mais novo de Rafael e que assim como ele, teve a inspiração para soldar na família. Rafael conta que gosta de soldar desde criança e que aprendeu com o irmão mais velho, Max Wendel. Agora, Rafael e Max assistem a Marcos Paulo também se tornar um profissional da solda, e competir na Olimpíada do Conhecimento deste ano, representando o estado do RN e esta família de irmãos soldadores muito talentosos.

Em 2018 Mato Grosso foi escolhida para ser a capital da solda. A etapa de soldagem da Olimpíada - Seletiva Worldskills acontece no SENAI de Várzea Grande entre os dias 30 de Julho a 3 de Agosto. Os melhores soldadores de 10 Estados irão disputar vaga para a final mundial que será em Kazan, na Rússia, em 2019. Marcos Paulo está entre os competidores!
 

Como você iniciou com a solda?

Desde criança sempre gostei. Era uma coisa que chamava minha atenção. Tenho um irmão que é professor de solda, e sempre me inspirei nele.
 

E como começou com as competições da Olimpíada do Conhecimento?

Em 2010, comecei um curso de Mecânica Industrial, no SENAI de Mossoró. De todas as matérias do curso, a que eu mais gostava era solda, e sempre me destaquei nesta disciplina. Eu chamava atenção na classe dos alunos e dos professores por meu interesse e dedicação pela solda.

Em 2012, participei da minha primeira Olimpíada, na etapa estadual do RN, onde fui ouro. Daí parti para a competição nacional, que aconteceu em São Paulo e também ganhei o primeiro lugar em solda. Nesta etapa fui eleito o melhor participante de toda a delegação, com as melhores notas.

Já em 2013 participei da World Skills, que é a edição mundial do torneio, e que aconteceu na Alemanha. Fiquei com o segundo lugar na categoria de solda, e a competição tinha 36 países participantes. Minha última vitória foi em abril de 2014, na World Skills Américas, na Colômbia. Lá fui ouro novamente e eleito o melhor competidor brasileiro.
 

Então já ganhou tudo o que tinha para ganhar?

(Risos...) Sim, nesta competição sim. Competi até o limite para participar, que são 22 anos. Depois me dediquei à preparação dos próximos participantes, inclusive meu irmão Marcos Paulo.

 

inspiração profissional para os irmãos


Natural de Mossoró, RN, Rafael atravessou fronteiras para trilhar um caminho de sucesso e inspiração com a solda. Sonho e dedicação que levaram a inúmeras vitórias e uma história de sucesso exemplar.

 

Você se tornou professor? 

Sim, fui professor de solda e ministrei aulas no SENAI. Atualmente trabalho como especialista em soldagem em uma mineradora em Paracatu-MG.
 

E quais são seus planos para o futuro? 

Quero continuar dando aulas e preparando os alunos. Meu irmão é professor e sempre me inspirei nele. Tudo em minha vida tem solda, eu vivo de solda, minha vida gira em torno da solda, eu respiro solda. Então vou me qualificar ainda mais neste ramo. Quero me preparar para ser um inspetor de solda. Como mudei de moradia de Mossoró para Minas Gerais tive que trancar a faculdade. Ainda estou me estabilizando na cidade, portanto retornarei a graduação início do próximo ano. Até março desse ano estava realizando treinamentos de solda, mas por motivo da mudança de emprego agora estou realizando treinamentos para os funcionários da empresa que estou trabalhando. Tudo isso por conta de todo nosso histórico de bons resultados do Senai Mossoró.
 

você inspira alguem


Max, Rafael e Marcos Paulo: convivência que trouxe inspiração profissional entre as gerações.

 

E você, acha que inspira alguém? Tem consciência disto?