Marketing Digital: O que é e como não fazer errado?

por Virgínia Soares
Marketing Digital: entenda o que é estratégia e o que é ferramenta

É fácil confundir marketing digital com redes sociais. Afinal, cada dia mais o Facebook, Instagram, YouTube e companhia ltda ganham mais espaço e força na vida de todo mundo. As empresas, que não são bobas nem nada, é claro que estão presentes com força nestes espaços, fazem cada dia mais posts e reforçam os laços com seus seguidores. Daí é comum pensar que fazer marketing digital é ter uma FanPage no Facebook, um perfil no Instagram ou vídeos no Youtube.

Mas Marketing Digital é muito mais que isso. Como tudo que funciona em marketing, ele é estratégia pura! O que muda em relação ao marketing fora do digital são apenas as ferramentas, que obviamente são focadas no online.

Tenho percebido como é comum esta percepção: confundir estratégia com ferramenta. A ferramenta é apenas o meio que você usa para levar sua mensagem ao seu público alvo. Ela não funciona sozinha. Qual é o seu plano para sua FanPage? Para seu próximo vídeo no Youtube? Para os próximos posts? E para o Google?  Enfim. Todas estas são ferramentas. Não existe plano para elas. Existe sim uma estratégia para o seu objetivo, para seu negócio em determinado momento. E é esta estratégia, este plano, focado em objetivos, que serão disseminados em todas estas ferramentas, entende?

 

Ferramentas do marketing digital


Ter isto claro em mente facilita demais o trabalho de qualquer um que quer divulgar seu trabalho através do marketing digital. Uma vez que você identificou seu público alvo e entende que ele está nas plataformas online, ou seja: faz buscas no Google, acessa mídias sociais, lê e-mail, assiste a vídeos no Youtube, etc, esta é uma estratégia muito eficaz. Primeiro porque você está onde seu público está, ou seja, será visto. Segundo porque o marketing digital usa o conceito de Inboud Marketing. Ele gera conteúdo relevante para atrair seu público quando este fizer alguma pesquisa na internet. Diferente do Outbound Marketing, muito usado num passado recente e ainda presente nos dias de hoje, onde as marcas produzem conteúdos e lançam para o mercado como um todo em redes de massa como rádio, tv, outdoors. Você vai atingir uma parcela do seu público, mas vai atingir também aqueles que talvez não se interessem pelo seu produto/serviço. Além disso, você vai até o potencial cliente num momento interruptivo, atravessa algo que ele está fazendo e joga o conteúdo, ao contrário do Inbound, onde o conteúdo está disponível e chega ao cliente quando este pesquisa, quando e onde quer saber sobre aquele assunto.
 

Inbound Marketing x Outbound Marketing - Imagem Agência Lookn Feel


Outro benefício do marketing digital são as métricas, poder avaliar e medir o resultado do seu trabalho. A maioria das ferramentas usadas com ele apresentam relatórios de acesso e resultados, facilitando a tomada de decisões de onde e como investir.

Agora que já expliquei que o principal neste trabalho é a estratégia e o objetivo central do que você quer divulgar, vamos falar das principais ferramentas usadas no marketing digital:
 

  • Google
  • Redes Sociais
  • Newsletters e E-mail Marketing
  • Influenciadores Digitais
     

Todas elas vão atuar forte para divulgação de qualquer estratégia no meio digital. Para escolher a melhor delas para seu objetivo, ou se todas serão usadas simultaneamente, você precisa é claro, conhecer seu público. Pesquise sobre ele, saiba quais são seus hábitos, se pesquisam na internet, se usam e-mail, se estão nas redes sociais e em quais delas. A partir daí, com seu objetivo claro em mente, sabendo sobre seu público alvo, fica fácil criar conteúdos relevantes e escolher quais destas ferramentas usar!

 

Estratégia marketing digital

 

Exemplo Prático

Objetivo

Divulgar seu salão de beleza Unisex.

Público

Homens, mulheres e crianças do bairro e localidades próximas.

Hábitos do público

Pesquisam no Google para saber sobre salões na região e sobre cortes de cabelo que são tendência.

Acessam Facebook e Instagram, não costumam abrir e-mails. Conversam com conhecidos para pedir indicação de serviços para beleza e cabelo.

Estratégia

Mostrar ao público alvo que o salão oferece horários diferenciados, que tem pacotes promocionais para família ou pais e filhos que vierem juntos ao salão (já que trata-se de um salão Unisex), que tem um plano de fidelização, com 10 serviços no salão ganhe-se 1.

Quais ferramentas usar?

Estar presente no Google com informações sobre localização e horário de funcionamento para ser encontrado em caso de pesquisas.

Ter uma página no Facebook e Instagram mostrando fotos de serviços realizados no salão para motivar o público. Aproveitar estas páginas para divulgar promoções e plano de fidelização.

Buscar algum micro influenciador digital na sua região e desenvolver um trabalho com ele. Mas tenha em mente que para um trabalho assim funcionar você deve levar em consideração algumas dicas, falei sobre isto neste outro artigo aqui, dá uma olhada: 

 

Agora atenção! Não adianta usar marketing digital se seu cliente não está na internet! Nem usar alguma ferramenta que seu público não usa. No exemplo acima note que e-mail é uma ação que não precisa ser usada, uma vez que o público não costuma utilizar.

 

Ainda tem alguma dúvida? Estou à disposição. Me envie um e-mail ou me chame em alguma das minhas redes sociais!

Espero ter ajudado!



Fontes Imagens: Pixabay e Agência Lookn Feel