Black Friday chegando e as promoções pipocam por todos os lados. Na tv, nas redes sociais, sites, enfim, a toda hora alguém nos convida a fazer aquela tão sonhada compra aproveitando as oportunidades deste dia. Mas daí bate aquela insegurança: será que compro? Será que é seguro? E se não chegar? Muita gente ainda tem medo em fazer compras online. Aproveitei a proximidade da Black Friday para dividir experiências e algumas dicas sobre como comprar bem pela internet e não ser enganado.
Por que ainda temos medo de comprar pela internet?
Na verdade, porque ainda não é tão seguro. Quase todo mundo conhece alguém que teve problemas com compras online, nestas datas especiais então, onde as promoções literalmente nos perseguem, é um prato cheio para golpistas. Além disso, segundo uma pesquisa do Google, 21% dos brasileiros que ainda não compraram online declaram que não o fazem por medo de não receber o produto.
A insegurança é tanta que o Mercado Livre, um dos maiores sites de compra e venda pela internet, lançou recentemente uma campanha publicitária para desmistificar este medo. A propaganda traz três versões com personagens em suas jornadas pela primeira compra online. Muito criativa, com humor e inteligência, a mensagem de que é bom comprar pela internet fica clara. Pra quem ainda não viu, vale a pena conferir os vídeos neste link do Portal Press, onde estão também mais detalhes de produção da campanha.
Cuidados ao comprar online
Há uns dois anos atrás um colega de trabalho “comprou” na Black Friday a televisão dos sonhos dele. Vinha pesquisando há meses até que uma promoção tentadora apareceu na internet, em um site que ele estava navegando. Era nada mais nada menos que um terço do valor de mercado para uma bela 58 polegadas, led, tela plana. Não deu outra. Alguns dias depois lá estava ele pesquisando sobre a loja, vou até citá-la aqui para que outras pessoas não tenham o mesmo problema, a Cascavel Eletro. Ele perguntou se alguém na nossa sala conhecia a loja, já tinha ouvido falar. Disse que não estava conseguindo rastrear o produto e que já deveria ter chegado. Alguns minutos depois e algumas navegadas no site e chegamos a triste conclusão de que ele havia sido enganado. Os dados no rodapé do site não eram verdadeiros, o telefone indicado não atendia, o navegador não continha o nome correto da loja e ao jogar o endereço no Google o local apontava para um meio do nada.
Com isso trago a primeira dica para evitar este tipo de fraude em compras pela internet:
Preços absurdamente mais baratos
Parece tentador, mas não faz sentido. As promoções podem sim trazer preços atrativos, mas nada muito além dos 10 ou 20% abaixo do preço de mercado. Quando a promoção vai muito além disso, com 50, 80% de desconto, é preciso desconfiar. Pode acontecer claro, mas não é comum e pode ser indício de fraude e este valor está sendo usado justamente para chamar atenção, atrair. Quando se deparar com valores assim, pesquise! Esta é a segunda dica...
Pesquisar preços antes das promoções
A Black Friday chega e os meios de comunicação ficam lotados de mensagens nos dizendo que algo está muito barato. Mas barato quanto? Quanto custava aquilo antes da promoção? Sem parâmetros a tendência é acharmos que o preço está bom, quando algumas vezes pode estar até mais alto!
Estes dias entrei numa loja de cosméticos que frequento bastante e ao passar pelo caixa a atendente me disse que eu poderia lançar meu cupom em um totem na loja e teria direito a alguns produtos com descontos. Ao fazer isso, me deparei com uma “promoção” de um hidratante corporal que estava uns R$3,00 acima do valor que costumo comprar. Ou seja... Promoção nenhuma né! Só incentivo para tentar me fazer comprar por impulso, com a sensação de que aquilo era uma oportunidade e que eu deveria aproveitar.
Cadeado no navegador
Uma dica básica, mas que confesso que às vezes esqueço de olhar é o cadeado no navegador. Ele é o primeiro sinal de que aquela loja/site pode ser confiável. Se o cadeado está ali, siga com as demais consultas antes de comprar. Mas se não está, pode cair fora que as chances de ser algo ruim são grandes.
Escolha sites conhecidos
As opções hoje são infinitas. Como citei acima, Cascavel Eletro não foi uma boa escolha. Optar por sites que já têm alguma reputação, são conhecidos, diminuem o risco de problemas. Geralmente sites que possuem loja física também podem ser mais confiáveis, mas cuidado. Se receber mensagens por WhatsAPP ou e-mail com promoções, fique atento ao clicar. Verifique no navegador se o nome que aparece é o mesmo da loja/marca que te enviou. Muitas vezes ao clicar em promoções falsas o endereço abre com um nome que não condiz com a marca que fez o envio. E se optar por algum site menos conhecido pergunte, veja se amigos têm alguma experiência antes de efetuar a compra. Vale até uma pesquisa nas redes sociais para saber se alguém conhece e tem histórias positivas e se pode confiar.
Cuidado com boletos
Os boletos são o meio preferido de golpistas. Geralmente são o caminho mais fácil de fraudar e depois de pago, dificilmente o valor pode ser reembolsado, como numa compra parcelada em cartão de crédito por exemplo, onde você pode cancelar as demais parcelas se identificar uma fraude. Se optar por fazer uma compra via boleto, verifique o banco, os números do código de barras, se eles batem corretamente. Não é comum o código do banco ser 000 por exemplo, e as lojas costumam dizer em qual banco o boleto será gerado. Tem que conferir.
Verifique a reputação da loja
O site Reclame Aqui é um ótimo canal para verificar como anda a reputação da empresa e como os consumidores estão em relação àquela loja. Se há muita reclamação e problemas, e principalmente se a loja não apresenta respostas e soluções, já sabe né.
Mas porque então as compras online só crescem?
82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet compram online, e 74% dos consumidores preferem esta modalidade de compra. Estes dados são da NZN Intelligence e estão disponíveis nesta matéria do site E-commerce Brasil.
Não precisar sair de casa e poder escolher com calma, poder pesquisar, também são um dos principais fatores positivos. Mas sabe o que mais leva as pessoas a compra pela internet? O preço.
Os valores praticados na internet muitas vezes não são replicados nas lojas físicas. Este é um fator que atrai muitos compradores. Mesmo com o frete, na maioria das vezes o preço vale a pena. Você economiza tempo, estacionamento, gasolina e no final das contas é mais vantajoso comprar online. Além dos cupons de desconto.
Os grandes players de vendas pela internet já entenderam estas preferências dos consumidores e estão investindo cada dia mais para tornar a experiência da compra online positiva. Já é possível comprar online e retirar em lojas físicas, tenho feito muito isso e é muito bom, geralmente o prazo é mais curto e você busca quando tem disponibilidade, não corre o risco de não ter ninguém para receber.
Sobre os cupons de desconto, são uma ótima opção para economizar. É possível encontrar cupons com 50% ou mais de descontos ou valores fixos de acordo com o valor da compra. Conheci recentemente o Cupom Válido e fiquei impressionada. São centenas de lojas parceiras com descontos como Americanas, Natura, Netshoes, Submarino, Beleza na Web, Araújo, enfim. Sempre que for fazer uma compra pela internet, confere no site deles a lista de lojas parcerias, é quase certo que vai encontrar um cupom de desconto por lá.
Parece complicado, mas a cada nova compra online que fazemos estas dicas vão se tornando rotineiras, parte do processo de compras. Eu particularmente sou fã, tenho focado cada vez mais na comodidade e vantagens de comprar pela internet. Ainda mais depois que Francisco chegou, rsrsrs. Tempo e descontos nunca valeram tanto para mim! Mais alguma mãe ou pai se identifica?