A resposta para esta pergunta é simples: porque sem uma identidade visual você não é reconhecido. Seja com um produto ou serviço, com uma identidade visual bem feita e que represente seu negócio com certeza você chegará ao seu cliente com mais força.
Você não entende muito bem o que é identidade visual? Pense na Coca-Cola. Qual a primeira coisa que veio à sua cabeça? Provavelmente a cor vermelha, pessoas felizes e um ar refrescante, certo? Existe uma conexão emocional. Sabe por que? Porque a identidade visual que a marca construiu é grande. Mesmo que você não tome Coca-Cola (como eu), você reconhece a marca.
Este é um exemplo de uma das marcas mais famosas do mundo e que tem um trabalho fortíssimo de construção de identidade visual. Mas isso serve para qualquer tamanho de empresa. Se você tem um negócio, com certeza você precisa de uma identidade visual pra ele. A medida que você for ganhando importância e clientes, você vai precisar de cartões de visita, site, redes sociais, folders, enfim, você vai precisar de material para divulgar seu trabalho. E se você não tiver uma identidade, o que você vai usar nestes materiais? Qual a cara sua empresa vai ter?
Vários elementos contribuem para a experiência de um cliente com seu negócio. Quando ele já teve um relacionamento com você, fatores como atendimento e qualidade do serviço/produto estão diretamente ligados ao que ele pensa sobre você. Mas quando se trata de um potencial cliente, o que ele sente ao entrar em contato com você pela primeira vez conta muito. Sua apresentação ao ser encontrado numa pesquisa no Google, em qualquer material impresso ou até mesmo através de uma indicação será muito valiosa. E é aí que uma identidade visual soma (e muito) para convencer aquela pessoa que você pode entregar um trabalho legal pra ela.
E aí? Como anda a cara da sua empresa/negócio hoje? Tá legal? Se você procurasse pelo produto ou serviço que você oferece hoje seria convencido ao encontrar sua marca como ela é hoje? E o principal: sua identidade visual atual representa o que você e sua empresa são? Transmitem isso ao cliente e potencial cliente? Se alguma das respostas acima foi não, tá na hora de pensar numa identidade visual que te ajude a crescer e a convencer seus clientes sobre a qualidade do seu negócio!
Se precisar de ajuda conte comigo! Podemos juntos definir quais as melhores cores, letras, mensagens e logo vão construir uma identidade forte e que traga resultados para seu negócio!
Imagens: StockSnap; Pexels; Creativity-online.com